Vania Herédia: “Quando a sociedade se abre, ela é receptiva”

Vania Herédia pesquisa as migrações em Caxias

Vania Herédia pesquisa as imigrações em Caxias

No último dia 22 de outubro, a professora doutora do curso de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Vania Herédia, concedeu entrevista aos alunos da disciplina Comunidade Online sobre a situação dos imigrantes senegaleses, principalmente na região Sul do país. A historiadora destacou as características desse povo nas questões culturais, sociais e de trabalho. “Os africanos não são invisíveis para a sociedade nas questões que a interessam, como, por exemplo, fazer o que ninguém quer”, afirma a professora.

A pesquisadora exemplifica os casos em que os imigrantes são mais percebidos pela sociedade, o que denota uma total vulnerabilidade social. “Eles são visíveis no sentido do uso de uma mão de obra praticamente que o brasileiro hoje não quer mais fazer, como o trabalho insalubre, as jornadas noturnas e longas, os salários baixos e sem carteira assinada, além de uma série de outras questões”, destaca Vania.

A historiadora Vania Herédia também participou da abertura da Semana das Etnias de Caxias do Sul, realizada no último dia 21 de outubro. Pela primeira vez o evento teve ações voltadas à cultura senegalesa.  A professora apresentou um breve histórico sobre as imigrações em Caxias do Sul na palestra “Imigração na Época das Colônias e Imigração Hoje”. Ela explicou como Caxias foi povoada e como está a atual formação da população, que recebe novos moradores a cada mês.

Acompanhe:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s