Caxienses viajam ao Senegal para ver origem dos imigrantes

Irmã Maria do Carmo falando sobre imigração na Semana das Etnias

Irmã Maria do Carmo falando sobre imigração na Semana das Etnias

Na tarde desta segunda-feira, dia 24 de novembro, a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (Cam), irmã Maria do Carmo Gonçalves junto a uma assistente social do Cam e do coordenador da Associação dos Senegaleses de Caxias do Sul, Abdou Lahat Ndiaye (Bili), viajaram para o Senegal.

O grupo visitará a capital do país, Dakar, e também outras cidades com o objetivo de conhecer as origens dos imigrantes que escolheram a região da Serra para residir. “Acredito que hoje, no Brasil, Caxias acolhe uma das maiores comunidades de senegaleses. Por isso, é bem importante esse contato para entender questões culturais, estrutura do país e o que motiva essas pessoas a virem para o sul do Brasil”, explica irmã Maria do Carmo.

Atualmente, a estimativa é que Caxias do Sul tenha cerca de 3 mil imigrantes haitianos e africanos, sendo em sua maioria senegaleses. 

A viagem para o Senegal está sendo custeada pela congregação das irmãs Scalabrinianas, da qual irmã Maria faz parte, e pela Associação dos Senegaleses. Os três retornarão a Caxias no próximo dia 11 de dezembro.

Fonte: Jornal Pioneiro

Deixe um comentário